Editoria: Dívida no divã

Emprestar dinheiro estraga a amizade?

Pedir dinheiro emprestado para amigos ou parentes pode parecer uma excelente solução quando nos vemos em uma situação econômica complicada. Afinal, são pessoas que nos querem bem, e estão com a gente em todos os momentos. Certo?

Bom, depende. 

É certo que existem algumas vantagens em conseguir uma solução alternativa a bancos e financeiras, como negociar um prazo de pagamento mais longo ou um valor de parcela mais adequado à sua realidade. Mas, as desvantagens podem ser bem relevantes. 

Por isso, trouxemos para você alguns bons motivos para pensar duas vezes antes de considerar a possibilidade de pedir dinheiro emprestado a alguém.

Cobrança surpresa

Com grande vontade de ajudar, nem todo mundo faz as contas necessárias antes de emprestar dinheiro a um amigo ou ente querido. O problema é que o dinheiro que foi emprestado a você, pode fazer falta em caso de emergência ou imprevisto. E adivinha? É muito provável que você seja cobrado antes do tempo combinado. 

E mais: nem todo mundo tem a consciência de que muito provavelmente você não terá aquele valor para devolver de uma hora para outra. Isso pode ser percebido como má vontade de sua parte, ou que se recusou a devolver o dinheiro.

Dever um favor

Mesmo depois de ter pago o valor combinado, a pessoa que emprestou o dinheiro para você pode ficar com a falsa sensação de que você tem com ela uma dívida de gratidão. Como se além do dinheiro, você ficasse devendo também um favor. Isso pode criar uma sensação bem desagradável, com potencial de azedar uma amizade ou relação familiar.

O barato sai caro

Em transações de empréstimo informais, raramente as partes combinam uma taxa de juros ou qualquer outro tipo de valor a ser acrescido no momento do pagamento. Isso pode dar a sensação de que a pessoa que emprestou acaba saindo no prejuízo. Isso, porque ela deixou de ter o dinheiro disponível durante um período e não recebeu nada mais em troca, além do próprio pagamento. Esse pode ser um grande motivo para que um ato de generosidade termine em ranço.

Por todos esses motivos, recorrer a um banco ou financeira pode não parecer uma opção tão ruim. Se você também pensa dessa forma, tenha em mente a necessidade de analisar bem as condições do empréstimo que está contratando. Um dos pontos principais para você ficar atento é a taxa de juros.

 

A antecipação do saque aniversário do FGTS é uma das modalidades de empréstimo com taxas de juros mais baixas que existem, com a vantagem de que não precisará pagar parcelas mensais, já que o desconto dos valores é feito diretamente em sua conta do FGTS.

 

Ficou interessado? Faça uma simulação agora mesmo!

 

A Conta Fecha - Marca

A gente adora trocar ideias, expandir possibilidades e pensar grande.
Conte com a gente, começando por aqui.

Somos uma plataforma digital que atua como correspondente Bancário visando facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução BACEN nº 3.954 de 24 de fevereiro de 2011 e a nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais nº 13.709 de 14 de agosto de 2018.

Somos correspondente bancário do Banco Pan S.A, inscrito no CNPJ sob o nº 59.285.411/0001-13. Não somos uma instituição financeira e não realizamos operações de crédito diretamente.
As taxas de juros praticadas observam as determinações dos convênios, bem como a política de crédito da instituição financeira e poderão sofrer alterações sem aviso prévio.
A CONTA FECHA SERVICOS FINANCEIROS LTDA – CNPJ 44.528.190/0001-90.
Maiores informações, consulte nosso Termo de Uso e Política de Privacidade.

 

© Copyright 2021 | Este site encontra-se protegido por direitos de autor. Todos os direitos de autor ou outros direitos de propriedade intelectual presentes no texto, imagens e outros conteúdos deste site são propriedade de A Conta Fecha