Editoria: Letras Garrafais

Explicando o economês: Sigla

Elas estão em todos os lugares! No jornal, na TV, nas redes sociais a gente sempre se depara com palavrinhas do tal “economês”, um idioma que vive com a gente, mas que nem sempre dominamos a fundo: TED, PIX, FGTS…o que são todas essas siglas?

Para te ajudar a saber um pouco mais sobre esse idioma que parece complicado (mas não é), a A Conta Fecha traz algumas palavras e termos de economia muito comuns e que certamente fazem parte do seu dia a dia:

FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, popularmente conhecido como FGTS, funciona como um tipo de “poupança” para o trabalhador brasileiro, que atua com contrato CLT. Todos os meses, a empresa contratante retira cerca de 8% do salário do funcionário e deposita nessa conta. Caso o trabalhador seja demitido sem justa causa, ele terá direito a receber o valor acumulado durante o tempo em que esteve empregado.

Atualmente o trabalhador pode utilizar parte do dinheiro do FGTS, mesmo que continue empregado, realizando o saque aniversário. Também existe a opção da antecipação do saque aniversário, que consiste em uma modalidade de empréstimo que possibilita a obtenção do valor equivalente ao que seria disponibilizado durante alguns anos.

Essa é uma excelente opção de empréstimo, devido aos baixos juros. Ficou interessado? A Conta Fecha pode te ajudar. Clique aqui e saiba mais!

DOC

Junto com o PIX e TED, o DOC (Documento de Ordem de Crédito) é uma das modalidades de transferências entre contas correntes do mesmo banco ou de bancos diferentes. É importante você saber que o DOC permite transferências de até R$ 4.999,99 e o dinheiro cai na conta de destino apenas no dia seguinte.

PIX

O PIX é o método de pagamento e transferências mais recente adotado no Brasil. É uma forma de pagamento instantânea e que pode ser feita em qualquer data e em qualquer horário.

O serviço não possui taxa bancária e pode ser utilizado para diversos pagamentos. Em questão de segundos, o dinheiro enviado entra na conta de destino!

Como medida de segurança contra assaltos e sequestros relâmpago, no final de 2021, foi estabelecido o limite de R$ 1.000,00 para transferências via PIX no período da noite (entre 20h e 06h). Esse limite é um padrão utilizado por todos os bancos, mas o correntista pode alterá-lo a qualquer momento. Se realizada, a mudança de limite entra em vigor em cerca de 24h

Fique de olho aqui no blog para saber mais sobre outros termos do “economês”.

Antes de nós, essa conta tem que fechar pra você!

Não perca tempo e acesse nosso portfólio de produtos e encontre aquele que se encaixa com suas necessidades.

Somos uma plataforma digital que atua como correspondente Bancário visando facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como Correspondente Bancário, seguimos as diretrizes da Resolução BACEN nº 3.954 de 24 de fevereiro de 2011 e a nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais nº 13.709 de 14 de agosto de 2018. Não somos uma instituição financeira e não realizamos operações de crédito diretamente. As taxas de juros praticadas observam as determinações dos convênios, bem como a política de crédito da instituição financeira e poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Maiores informações, consulte nosso Termo de Uso e Política de Privacidade. © Copyright 2021 | Este site encontra-se protegido por direitos de autor. Todos os direitos de autor ou outros direitos de propriedade intelectual presentes no texto, imagens e outros conteúdos deste site são propriedade de A Conta Fecha.

A CONTA FECHA SERVICOS FINANCEIROS LTDA – CNPJ 44.528.190/0001-90.

© Copyright 2023 | Todos os Direitos Reservados